Espaço Kan recebe Prêmios: 'Agentes Culturais' e 'Cultura Viva'
- Sérgio e Lígia / ESPAÇO KAN-Aulas de Música
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
É com imensa alegria que o Espaço Kan compartilha uma conquista que vai muito além do reconhecimento institucional: a premiação em duas categorias, pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau. Duplamente na categoria "Agentes Culturais" (Sérgio e Lígia Stein, individualmente), e na categoria "Cultura Viva" com o Coral Dona Angelina (do Programa Memórias Musicais).
O Programa Memórias Musicais do Espaço Kan, por meio do Coral Dona Angelina é um programa voltado à melhoria da qualidade de vida de portadores de doenças degenerativas (Alzheimer e outras demências, e Parkinson), por meio da música.
As canções se tornam ponto de encontro, expressão, acolhimento, despertar de memórias da mente e do corpo, elevando sensivelmente a sensação de pertencimento e autonomia dos portadores, familiares, cuidadores e voluntários.
A música é a última memória a desaparecer do cérebro humano, já que está ligada às emoções. Sentir emoções por meio de uma canção, desperta lembranças, trazendo a pessoa com Alzheimer ou outra demência de volta à sua vida, ainda que por momentos fugazes.
O Canto Coral fortalece o diafragma, e os músculos da boca, nariz e garganta, retardando problemas ligados à respiração e deglutição, comuns ao processo do Mal de Parkinson.
Mais do que ensaiar vozes, o programa trabalha na busca da autoestima, laços de afeto e alegria de viver.
É um espaço onde cada integrante encontra pertencimento, desenvolve sua musicalidade e melhora sua saúde física e mental.
Com repertório diversificado e uma metodologia sensível, o grupo já se apresentou em eventos culturais, encontros comunitários e ações sociais, encantando públicos e rompendo estigmas sobre o envelhecimento.
O que significa ser contemplado:
Ser selecionado dentre as 144 iniciativas de toda a cidade é um reconhecimento que honra a trajetória do Coral Dona Angelina, e reforça a relevância social do Programa Memórias Musicais.
O recurso será investido na continuidade das atividades do coral, expansão de vagas, aquisição de materiais e realização de apresentações abertas à comunidade.
É um incentivo que valoriza não só o trabalho artístico, mas também o olhar humanizado para a cultura — uma cultura que acolhe, conecta e transforma.
O Coral Dona Angelina é aberto à comunidade, e oferecido de forma gratuita
Os ensaios ocorrem:
às terças-feiras, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura
às quartas-feiras, às 15h30, na FURB (sala F 003)



Comentários